Internacional

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por tempo indeterminado,da emissão de vistos para 75 países, entre eles o Brasil. A medida não afeta os vistos para turistas.

De acordo com informações da Agência Reuters, entre ospaíses afetados estãoBrasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia. A medida entra em vigor a partir do dia 21 janeiro.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os imigrantes em potencial que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse Tommy Pigott, porta-voz adjunto do Departamento de Estado.

“O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos”, acrescentou.

Procurado, o Itamaraty não se manifestou até o momento. AAgência Brasilprocurou ainda a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.

A decisão ocorre em meio à crise em torno do estado de Minnesota, onde apolícia anti-imigração ICEassassinou a estadunidense Renee Nicole Good, gerando uma onda com mais de mil protestos em todo o país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem atacado imigrantes do estado, governado por democratas, acusando-os de fraudarem sistemas de benefícios sociais.

Desde que retornou à Presidência, Trump tem adotadamedidas de repressão à imigração, priorizandoa fiscalização da imigração, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e provocando confrontos violentos tanto com imigrantes quanto com cidadãos norte-americanos.

Na segunda-feira (12), oDepartamento de Estado dos Estados Unidos informou ter revogadomais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado.

* Com informações da Reuters

Você também pode gostar

Internacional

Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco

  • 1 de janeiro de 2025
[ad_1] O Brasil assume pela quarta vez, a partir desta quarta-feira (1º), a presidência rotativa do Brics em meio a
Internacional

Costa do Marfim e Senegal anunciam saída de militares franceses

  • 2 de janeiro de 2025
[ad_1] A exemplo de outras nações africanas, os chefes de Estado da Costa do Marfim e do Senegal anunciaram planos