Internacional

Trump publica suposta foto de Maduro em navio após captura

Trump publica suposta foto de Maduro em navio após captura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste sábado (3) em uma rede social uma suposta foto do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em um navio norte-americano, após ter sido capturado e retirado do país.

Na imagem, Maduroaparece vendado e usando um conjunto de moletom cinza. Ele segurauma garrafa de água. Trump informou hoje que Maduroe a primeira-dama CiliaFlores estão sendo levados de navio para Nova York.


A post of U.S. President Donal Trump via Truth Social shows a picture of Venezuelan President Nicolas Maduro, after U.S. President Donald Trump said the U.S. has struck Venezuela and captured him, in Caracas, Venezuela, January 3, 2026. Donald J. Trump (@realDonaldTrump) via Truth social/Handout via REUTERS    THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY

Suposta foto do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, publicada em rede social do presidente dos EUA, Donald Trump- Foto:Donald J. Trump (@realDonaldTrump

Na madrugada deste sábado, o governo dos Estados Unidosanunciou um ataqueà Venezuela. A capital, Caracas, e outras cidades foram atingidas por vias aérea e terrestre.

Entenda

A invasão daVenezuela pelos EUA marca um novo episódio de intervenções diretas de Washington na América Latina. A última vez que os EUA invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando os militares norte-americanos sequestraram o então presidente Manuel Noriega, acusando-o de narcotráfico.

Assim como fizeram com Noriega, os EUA acusam Maduro, sem apresentar provas,de liderar umsuposto cartel venezuelano De Los Soles. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel.

O governo dos EUA estava oferecendo uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem àprisão de Maduro.

Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos EUA, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, que é dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta.

Você também pode gostar

Internacional

Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco

  • 1 de janeiro de 2025
[ad_1] O Brasil assume pela quarta vez, a partir desta quarta-feira (1º), a presidência rotativa do Brics em meio a
Internacional

Costa do Marfim e Senegal anunciam saída de militares franceses

  • 2 de janeiro de 2025
[ad_1] A exemplo de outras nações africanas, os chefes de Estado da Costa do Marfim e do Senegal anunciaram planos