A Casa Branca emitiu nesta sexta-feira (14) umdecreto do presidente Donald Trump para isentar determinados produtos agrícolas de tarifas recíprocas, que estão em vigor desde abril.

De acordo com nota publicada pela Casa Branca, alguns produtosdeixarão de estar sujeitos às tarifas recíprocas. Entre eles, estão café e chá; frutas tropicais e sucos de frutas; cacau e especiarias; bananas, laranjas e tomates; carne bovina; e fertilizantes adicionais (alguns fertilizantes nunca foram sujeitos às tarifas recíprocas).
Segundo a Casa Branca, a medida trata das tarifas recíprocas anunciadas porTrumpem abril. Na ocasião,o presidente dos Estados Unidos impôs um tarifaço global a produtos importados de vários países, e confirmou umataxa de 10% para os produtos brasileiros. No evento, ele comunicou a aplicação detarifa de20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que está analisando a Ordem Executiva assinada por Trump.
* Com informações da Reuters.

