O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertapara tempestades nosul e sudeste de São Paulo, todo o estado de Mato Grosso do Sul e noRio Grande do Sul até a manhã desta segunda-feira (17).

Estão previstaschuvas intensasentre 30 e 60 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros, e ventos de intensidade forte, entre 60 e 100 km/h. Condições que elevam orisco para pessoas e animais desabrigados e atenção para aqueles que precisarem transitar nessas regiões.
Para uma faixa menor, entre as regiões central e oeste do Paraná e o Rio Grande do Sul, foi emitido alerta severo, comventos acima de100km/h e chuvas superiores a100 milímetros por dia, com possibilidade de precipitações de até 60 mm/hora.
Em nota técnica, o Inmet informaque há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário” para a região.
Na semana passada,a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) foi atingida por um tornado, deixando diversas pessoas desabrigadas.
Ainda no Rio Grande do Sul, há previsão de queda brusca de temperatura durante a madrugada, de até 5 graus Celsius, afetando cidades como Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana.
No litoral, na faixa entreParanaguá (PR) até o extremo sul, aprevisão éde ventos fortes até ofinal da tarde de segunda-feira.
Áreascomo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, centro e sul do Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Acre e a região leste do Amazonas estão sob alerta moderado para tempestade, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas hoje e amanhã.

