Maior campeão mundial de vôlei de praia, o Brasil estreia nesta quinta-feira (13) na 15ª edição da competição que será realizada pela primeira vez em Adelaide (Austrália). O país chega ao evento com sete duplas, entre elas estão as atuais campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, que juntas conquistaram ouro e prata nos mundiais de Roma/Itália (2022) e Tlaxcala/México (2023), respectivamente. Elas serão a primeiras da delegaçãoAmarelinha a estrear no Mundial, em duelo às 20h30 (horário de Brasília), contra as anfitriãs Phillipse e Mears, pelo Grupo F.

“Copa do Mundo sempre é um torneio muito especial. Esse ano foi muito difícil, mas a partir do meio do ano fizemos ótimas etapas no Circuito Mundial, então a gente está feliz com a nossa evolução. O que a gente espera é dar nosso melhor dentro de quadra, ir jogo a jogo porque é um torneio muito longo”, projetou Duda.
O primeiro dia do Mundial terá outras duas duplas brasileiras em quadra. Única estreante do país na competição, a dupla da capixaba Thâmela e Victória (mais conhecida como Vic)chega com moral ao evento,pois lidera o ranking. Elas estrearão às 21h30, contra as peruanas Gaona e Allcca, em jogo do Grupo A.
“É minha primeira Copa do Mundo, nossa primeira como time. A gente está muito feliz de estar aqui, e estar como ranking 1 é algo que a gente mais lutou para conquistar. A gente queria muito se estabelecer no ranking, sabia que ia fazer diferença. A gente quer aproveitar muito essa Copa do Mundo, curtir muito cada jogo, cada ponto, cada momento”, disse Thâmela, de 25 anos.
A última estreia de brasileirosna noite de quinta (13) será com a dupla Evandro e Arthur Lanci, quarta colocada no ranking. Eles competirão às 23h30 contra os nicaraguenses Mora e Lopez, em partida pelo Grupo D.Experiente, Evandro já faturou um ouro e um bronze em Mundiais.
A Amarelinha conta ainda com outras quatro parcerias em Adelaide: Carol Solberg e Rebecca; Vitória e Hegê; George e Saymon; e André e Renato. O Brasil busca manter a hegemonia na história do Mundial: até o momento coleciona 35 medalhas (13 ouros, 11 pratas e 11 bronzes).
O Mundial reúne ao todo 96 duplas:48 em cada gênero, divididas em 12 chaves de quatro. Na fase de grupos, as equipes competem entre si.As duas melhores após três rodadasse classificam direto à fase eliminatória (32 avos de final), assim como os quatro melhores terceiros colocados. O regulamento prevê ainda repescagem com as outras oito equipes que terminarem em terceiro lugar (apenas quatro avançarão). A decisão do título mundial está programada para 23 de novembro (um domingo).
Jogos das duplas brasileiras
QUINTA-FEIRA(13)
20h30 – Ana Patrícia/Duda x Phillips/Mears (Austrália) – Grupo F
21h30 – Thâmela/Vicx Gaona/Allcca (Peru) – Grupo A
23h30 – Evandro/Arthur Lanci x Mora/Lopez (Nicarágua) – Grupo D
SEXTA (14)
3h30 – Carol/Rebeccax Marwa/Nada (Egito) – Grupo B
3h30 – Carol/Rebeccax Marwa/Nada (Egito) – Grupo B
6h- van Driel, E./Bekhuis (Países Baixos)x Vitória/Hegê– Grupo C
8h – George/Saymon x André/Renato – Grupo C
21h30 – Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (Países Baixos) – Grupo B
SÁBADO (15)
0h30 – George/Saymonx Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
0h30 – Ana Patrícia/Dudax Okla/Lunio (Polônia)- Grupo F
2h30 – Åhman/Hellvig (Suécia) x André/Renato – Grupo C
2h30 – Thâmela/Vicx Michelle/Corrales (Paraguai) – Grupo A
3h30 – Evandro/Arthur Lancix Amieva/Bueno (Argentina)- Grupo D
19h30 – Nuss/Brasher (EUA) x Vitória/Hegê– Grupo C
21h30 – Ana Patrícia/Dudax Svozilova/Stochlova (República Tcheca)- Grupo F
DOMINGO (16)
3h30 – André/Renatox Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
8h00 – Åhman/Hellvig (Suéciax George/Saymon – Grupo C
19h30 – Carol/Rebeccax Davidova/Khmil (Ucrânia) – Grupo B
20h30 – Evandro/Arthur Lancix Henning/Wüst (Alemanha)- Grupo D
20h30 – Vitória/Hegê x Pamela/Esther M (Nigéria- Grupo C
21h30 – Thâmela/Vicx Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) – Grupo A

