Geral

Hoje é Dia destaca Novembro Azul, prevenção ao AVC e Maurício de Sousa

Hoje é Dia destaca Novembro Azul, prevenção ao AVC e Maurício de Sousa

Esta semana temos duas importantes campanhas de promoção da saúde e três efemérides que destacam a cultura. Vamos começar pelo último dia da semana, porque o Novembro Azul começa no dia 1º desse mês. A mobilização incentiva a prevenção do câncer de próstata, a variante da doença que mais acomete os homens.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para o triênio 2023–2025 haja uma média de 71.730 novos casos por ano. A doença matou uma média de 47 homens por dia em 2023, como destacou a Agência Brasil e o Repórter Brasil, da TV Brasil, em reportagens do ano passado.

Mesmo assim, quase metade dos homens acima de 40 anos não fazem os exames preventivos, como noticiou a Radioagência Nacional, em 2023. A importância da prevenção foi tema do Tarde Nacional Amazônia, da Rádio Nacional, em edição de 2024.

Por falar em saúde, o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, fixado em 29 de outubro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Mundial de Neurologia para conscientizar e prevenir esse mal, que chega a atingir uma a cada seis pessoas no mundo.

O Revista Brasil, da Rádio Nacional, entrevistou uma neurologista em 2017 para explicar o que é o AVC, também conhecido como derrame cerebral. O Nacional Informa, também veiculado pela emissora, em 2022destacou quereconhecer os sinais de alerta e fornecer socorro rápido pode evitar óbitos e sequelas graves.

A Agência Brasil mostrou que 90% dos casos são evitáveis, em texto de 2023. Esse também foi o foco do episódio do Caminhos da Reportagem chamado “AVC, cada minuto importa”, exibido pela TV Brasil em 2024.