Direitos Humanos

Recepção para repatriados dos EUA mobiliza poder público no Ceará

[ad_1]

Chega neste sábado (21) no Brasil um novo voo com 120 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O pouso da aeronave estava programado para as 8h manhã no Aeroporto Internacional de Fortaleza, e os repatriados serão recebidos por equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que participa da recepção humanitária.

“Os repatriados serão recebidos por uma estrutura de acolhimento humanizado que inclui alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento e deslocamento para suas residências por meio terrestre”, disse o ministério.

Além disso, o ministério informou que também realiza encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Em casos de acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC.

“Até agora, o Brasil recebeu 892 repatriados entre os meses de fevereiro e junho deste ano, em operações organizadas pelo Governo Federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos”, informou a pasta.

[ad_2]

Fonte

Você também pode gostar

Direitos Humanos

Mês do Orgulho LGBTQIA+ exalta resistência de envelhecer

  • 1 de junho de 2025
[ad_1] “Que moraram comigo, viveram comigo, e eu tive que dar rumo, são quatro. Com o Diego [filho de consideração],
Direitos Humanos

Consulta pública sobre regulação de redes sociais vai até o dia 17

  • 1 de junho de 2025
[ad_1] A consulta pública lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta semana para receber contribuições da sociedade sobre