Parceiros

EBC monta maior operação da história para transmitir Cúpula e COP30

EBC monta maior operação da história para transmitir Cúpula e COP30

Depois da experiência como emissora anfitriã do G20 Brasil, em 2024, e do BRICS,no primeiro semestre deste ano, aEmpresa Brasil de Comunicação (EBC)será responsável pela geração e distribuição dos sinais oficiais daCúpula do Clima de Belém e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30),eventos que ocorrem entre 6 e 21 de novembro, na capital paraense.“Estaoperaçãoésem precedentesna história da empresa”, lembra Bráulio Ribeiro, diretor-geral da EBC.

“Nossa missão é garantir que o mundo acompanhe, com qualidade e precisão, os debates que definirão os rumos da política climática global”, resume Ribeiro.

Sãocentenas deprofissionais envolvidos, 42 sinais simultâneos, estúdios de rádio e TV, sistema de IPTV com mais de 330 pontos de exibição e transmissão em UHD 4K — o mais avançado padrão de qualidade de imagem disponível.Serão 15 canais simultâneos que vão permitir o acompanhamento de debates, em tempo real, no Centro Internacional de Mídia (IMC), área VIP e outros pontos na Blue Zone.

Como emissora anfitriã, a EBC é responsável por registrar 44 espaços – entre salas de reunião, plenárias e salas de coletiva de imprensa – com 140 câmeras de vídeo, incluindo 26 câmeras broadcast 4K e câmeras PTZ, além de viabilizar toda a estrutura de transmissão do IMC, local reservado a jornalistas e comunicadores.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Centro Internacional de Mídia (IMC)

Espaço tradicional em eventos internacionais, o IMC da COP30 diferencia-se pelo tamanho, cerca de2.200m²,e pela quantidade de jornalistas que pode comportar.Segundo informações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UnitedNationsFramework ConventiononClimateChange- UNFCCC), são aguardados mais de3.600jornalistasnacionais e internacionais, dos quais ao menos 1.500 são de rádio e TV.

O IMC oferece suporte para58 salas de agência de notícias ou broadcast de 16 m²,16estúdios de TV,15 salas de imprensa broadcast de 32 m²,8estúdios de rádioe TVe324 estações de trabalholivres para jornalistas utilizarem equipamentopróprio.Todos os profissionais com acesso ao IMC terão garantido sinal de internet e pontos de energia elétrica, além de trânsito livre para as duas salas de coletiva da Blue Zone.

MasterControlRoom (MCR)

Umanovidade desenvolvida pelaEBCé a criação de umMasterControlRoom(MCR), sala especialmente projetadapela equipe técnicacom 12 televisores de 42 polegadas onde é possível conferir a qualidade de som e imagem de todas as câmeras do evento. Esse centro funcionará como o coração da transmissão, garantindo gravação, distribuição, controle de qualidade, estabilidade e confiabilidade para todos os conteúdos gerados.

Confira as informações sobre a EBC na COP30 na reportagem do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil